Um espaço livre e colaborativo de conteúdos que fortaleçam a troca de informações e conhecimentos sobre um conceito ampliado de saúde da população negra.
A Negrapédia é um espaço de produção, organização e compartilhamento de conhecimentos sobre a saúde da população negra, em diálogo com saberes científicos, populares e ancestrais. Inspirada na ideia de uma enciclopédia viva e em permanente construção, a Negrapédia nasce do encontro entre o conceito de negritude e a potência de reunir múltiplas vozes, perspectivas e experiências. Fortalecendo a divulgação científica e valorizando os saberes populares e ancestrais.
Buscamos construir outras epistemologias com o propósito de pautar nossas narrativas decoloniais e ampliar nosso olhar para novas cosmovisões sobre saúde, reconhecendo que os modos de viver, cuidar e resistir das populações negras revelam perspectivas próprias, muitas vezes invisibilizadas pela ciência hegemônica.
Ao reunir conteúdos em diferentes formatos — artigos, teses, dissertações, notícias, vídeos, podcasts, fotografias e registros artísticos — a Negrapédia amplia o acesso a informações e práticas que fortalecem a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN).
Mais do que um repositório de documentos, a Negrapédia é um território de memória e futuro. Ela valoriza as experiências dos territórios, fomenta a produção acadêmica e cultural, e reafirma o direito da população negra a narrar sua própria história, a partir de suas vivências e saberes. Ao colocar a saúde da população negra no centro do debate, a Negrapédia se afirma como uma ferramenta estratégica na luta por equidade, justiça social e pelo enfrentamento ao racismo.
Selecione o tipo de conteúdo gostaria de buscar entre as categorias ou tags abaixo:
CABRAL, Mariana Pompílio Gomes; MOREIRA, Daiana de Jesus; ALVES, Erinaldo Domingos; LIMA, Raquel Cerdeira de L; BOSI, Maria Lúcia Magalhães. Nutricídio e racismo alimentar na crise neoliberal e sociossanitária da pandemia de COVID-19 no Brasil / Nutricide and food racism in the neoliberal crisis and social and health crisis due to the COVID-19 pandemic in Brazil. Saúde & Sociedade, Rio de Janeiro, v. 33, n. 2, e220740, 2024.
O projeto Querino lança um olhar afrocentrado sobre a História do Brasil: mostra alguns dos principais momentos (como a Independência, em 1822, ou a Abolição, em 1888) sob a ótica dos africanos e de seus descendentes. O projeto tem idealização e coordenação do jornalista Tiago Rogero; apoio do Instituto Ibirapitanga; consultoria em História de Ynaê Lopes dos Santos e consultoria narrativa de Paula Scarpin e Flora Thomson-DeVeaux, da Rádio Novelo. Autor: Tiago Rogero
Acervo de fotos e coletânea de momentos importantes para o tema Observatório de Saúde da População Negra
Para o OSPN, Saúde Sem Racismo é a afirmação de que não é possível atingir a saúde
universal e integral se o racismo persistir como barreira ao acesso e à qualidade do cuidado.